Nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)

Nova edição Volp

Em julho de 2021, a equipe de Comissão de Lexicologia e Lexicografia da Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou a nova edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp). A 6ª edição recebeu mil palavras novas, elevando o total de entradas a 382 mil.

 

Diante do grande volume de palavras que passaram a fazer parte do cotidiano da língua e em face da necessidade de corrigir algumas falhas tipográficas e inserir informações adicionais, a equipe resolveu atualizar a obra para oferecer uma edição aumentada em seu universo lexical e em dia com a evolução da língua, refletindo as mudanças da nossa sociedade.

 

Muitos acréscimos estão relacionados às palavras surgidas no contexto da pandemia do novo coronavírus, aos recentes termos oriundos do desenvolvimento científico e tecnológico e aos novos vocábulos de uso comum, muito divulgados na mídia impressa e em textos acadêmicos.

 

Vejam algumas palavras que foram acrescentadas pela ABL: telemedicina, teleinterconsulta, laudar, biopsiar, bucomaxilofacial, ciberataque, cibersegurança, aporofobia, gerontofobia, feminicídio, sororidade, decolonialidade, notícia-crime, judicialização, infodemia, covid-19, pós-verdade, negacionismo, necropolítica, homoparental, gentrificação, ciclofaixa, mocumentário, docussérie botox, bullying, compliance, coworking, crossfit, delay, home office, live-action, lockdown, podcast, emoji, parkour, jihad, chimichurri.

 

Esse tipo de ação é imprescindível para que possamos acompanhar a evolução da nossa língua, tendo em vista que ela é viva, ou seja, está sujeita a novos usos e novas possibilidades — além de mudar no espaço geográfico (conforme dialetos regionais), muda no tempo (de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade).

 

Raquel Machado Pivetta

COMPARTILHE ESTE POST

POSTS RELACIONADOS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *